Início » Blog » Árvore da vida: conheça sua história e significados

Árvore da vida: conheça sua história e significados

By 1 de julho de 2019 Blog No Comments

Alguns símbolos certamente nascem como representações máximas de uma cultura ou religião. Dessa forma são capazes de cativar corações, encantar e despertar a curiosidade nas pessoas. Em virtude de uma compreensão acerca da importância da árvore da vida, a Herreira desvenda a história e os significados por trás dessa figura. Embora cada povo tenha sua própria maneira de representá-la, várias foram as explicações atribuídas ao longo do tempo. A seguir, algumas delas:

A origem da árvore da vida

Por mais que o símbolo esteja presente em diversas culturas e religiões ao redor do globo, não há como negar que a origem cristã é uma das mais disseminadas. De acordo com a Bíblia, a árvore da vida é anterior aos primeiros homens e já estava no Jardim do Éden antes de Deus dar vida a Adão. De conformidade com os textos sagrados, a figura possui três possíveis interpretações.

Primeiramente relacionada ao casal original que, após provar do fruto proibido, foi impedido de alcançar o paraíso. Nesse contexto, Adão e Eva foram banidos do lugar onde estava localizada a encarnação da vida eterna e das grandezas (a árvore da vida). Depois, em Apocalipse, a salvação da humanidade aparece na cidade de Jerusalém na forma de uma árvore. E por fim, durante os tempos áureos do cristianismo, o uso da figura como representação de Jesus Cristo.

No entanto, é importante ressaltar que historicamente o símbolo possui origem em outro contexto. A princípio, os povos que viviam na região da Mesopotâmia, também conhecidos como assírios, foram os responsáveis pela disseminação da árvore da vida cabalística. Figura essa que inspirou babilônios, egípcios, islâmicos e, mais tarde, os próprios cristãos com a Árvore do Gênesis.

Significados

A medida que diferentes povos começaram a abraçar o caráter sagrado da árvore da vida, os significados começaram a oscilar. Primordialmente esse é um símbolo de fecundidade e imortalidade, sendo associado à conexão entre terra, céu e submundo. Enquanto as folhas crescem em direção ao céu, o tronco simboliza a terra e as raízes fazem referência ao submundo.

Para os assírios, a figura simboliza a fertilidade e a destruição caracterizadas por Ishtar (a divindade mais importante da Mesopotâmia). O significado na Bíblia é bastante similar: a árvore da vida aparece na criação (fertilidade) e também no apocalipse (destruição).

Já na cabala judaica, com formato que mais se assemelha a um ramo, a árvore é produto das emanações de Ain Soph. Por outro lado, os monges druidas disseminam o símbolo como sinônimo de proteção e harmonia na cultura celta.

Leve a árvore da vida consigo

Assim como de costume, finalizamos mais um post no blog da Herreira com uma vitrine especial para você se inspirar. Confira nossas versões da árvore da vida e algumas possíveis combinações para arrasar no look:

Para ser redirecionado para o nosso e-commerce basta clicar na imagem ou aqui.

Gostou de saber mais sobre a complexa árvore da vida? Conta pra gente nos comentários qual é a sua relação com o símbolo e não esquece de seguir a Herreira no Instagram!

Compartilhamentos

Deixe um comentário