Início » Joias » Banhos em ouro, prata e ródio

Banhos em ouro, prata e ródio

By 24 de maio de 2019 Blog, Joias, Semijoias No Comments

O principal fator que diferencia semijoias de joias e bijuterias é a a composição. Enquanto as versões mais caras são maciças e constituídas inteiramente em metais nobres e pedras preciosas, as mais baratas são reproduções desenvolvidas a partir de materiais populares.

Por outro lado, a base das semijoias é geralmente em prata, cobre, cádmio, latão, paládio ou níquel e pode receber banhos em ouro rosa, ouro vermelho, prata envelhecida e até verniz, sendo as folheações mais comuns em ouro, prata e ródio. Melhor dos dois mundos, as semijoias são elaboradas a partir de processos e matérias-primas de qualidade, possuem preços pouco elevados em comparação com as joias tradicionais e boa durabilidade. A seguir, saiba quais são as diferenças entre os principais banhos aplicados nos produtos Herreira:

 

Banhos em ouro

Também conhecida como galvanoplastia, o banho em ouro consiste em cobrir uma peça metálica com camadas finas do mais precioso entre os metais.

Durante o processo de transformação, a peça em metal, depois de moldada, é submetida a um banho, colocada em uma solução que contém ouro dissolvido e sofre uma aplicação de corrente elétrica em sua superfície.

O resultado final é surpreendente e muito se assemelha a aparência de uma joia legítima, sendo que a única diferença entre elas está na composição interior das semijoias.

 

Banhos em prata

 

Similar aos procedimentos aplicados no banho em ouro, materiais como cobre, cádmio, latão, paládio e níquel enfrentam um processo de revestimento em prata para somar maior valor ao produto final. No entanto, quando falamos em semijoias, muitas delas possuem base em prata por se tratar de um metal nobre com custo reduzido.

Para aumentar a durabilidade das semijoias e melhorar suas características físicas, o banho de ródio é a principal combinação utilizada junto ao elemento prata.

 

Banhos em ródio

 

O ródio é um elemento químico pertencente ao grupo da platina, resistente, reluzente e queridinho dos designers e joalheiros. Extremamente popular em peças com composição em ouro branco e prata, confere brilho e durabilidade para as semijoias, protegendo-as contra possíveis manchas.

Banhos de ródio são realizados em cubas de vidro preenchidas com uma mistura de água, ácido sulfúrico e sulfato de ródio. No fundo dos recipientes é colocada uma placa de platina, que auxilia no processo químico necessário para que o elemento seja fixado nas semijoias. Submersas nessa composição de substâncias e condições térmicas especiais, passam por limpezas, selagem em cobre alcalino, nivelamento em cobre ácido, banho antialérgico e finalmente camadas de proteção em ródio.

 

Banhos em ródio negro

 

Cada vez mais popular, o ródio negro tem a mesma composição da versão tradicional, mas é acrescido de um corante negro brilhante, também conhecido como grafite escuro. O pigmento é responsável pelo resultado final de cor e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de moda e nos looks das clientes.

 

Deixe nos comentários qual é o seu acabamento favorito e siga a Herreira para mais informações, dicas e novidades!

 

Compartilhamentos

Deixe um comentário

Compartilhamentos