Início » Joias » Conheça mais sobre cravação

Conheça mais sobre cravação

O dicionário online Infopédia define cravação como: ato ou  efeito de cravar, de fixar ou enterrar algo profundamente numa superfície. Ou seja, no caso das joias e semi joias, é a arte de fixar pedras ou gemas na peça de metal. 

A técnica tão utilizada por nós da Herreira e por tantas outras joalherias surgiu há muito tempo atrás e vem evoluindo cada vez mais com o surgimento de novas lapidações. Sua utilização é prática, pois ela fixa muito bem as pedras ou gemas, dando maior durabilidade a peça, além de conferir um maior acabamento para a mesma. Atualmente existem vários tipos de cravação, neste post iremos apresentar e explicar alguns deles.

Cravação com garras

A pedra preciosa (gema) é presa à joia através de garras. Este tipo de cravação pode ter três, quatro, cinco ou seis garras. O acabamento de finalização das garras pode ser feito de diferentes formas, dependendo do efeito visual que se pretende ter.

Cravação inglesa

A pedra preciosa (gema) é presa à joia de ouro ou prata, por um aro de metal que exerce pressão em toda a volta da gema.

Cravação Bigodinho

Este tipo de cravação de Pedras preciosas (gemas) é feita ajustando a gema em um furo na chapa de metal. Quatro “bigodinhos” são cortados da chapa e levantados para prender a gema.

Cravação por tensão

A gema é fixada por meio da tensão que o metal exerce sobre ela. O metal utilizado não deve ser muito maleável, pois, se assim o for, não conseguirá exercer a pressão necessária. Nessa técnica, dois sulcos são feitos na lateral interna para que a gema possa ser encaixada.

 Cravação Inglesinha

Essa técnica é uma variação da cravação inglesa. A gema é colocada sobre um furo na chapa e fixada pelo metal que é empurrado por todo seu contorno com ferramentas apropriadas.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a cravação, que tal conhecer algumas de nossas peças que utilizam essas técnicas?

Brinco Ciclone

A Herreira se tornou referência no mercado pelos metais diferenciados e com alto design em suas peças, o metal polido contempla a peça com um brilho incomum e ródio negro traz tendência e modernidade, o Brinco também é composto pela cravação impecável que a Herreira oferece de pequenas zirconias brancas.

Brinco Nevada Borboleta

A Herreira sempre buscou está ligada nas tendencias mais fortes do mercado, formas da natureza e leveza é uma forte macrotendência, por isso a ideia de uma borboleta exuberante toda na micro cravação de zirconias que são cravadas á mão uma por uma em uma cera especial aguentando então todo o processo de fundição.

Para receber dicas e novidades, continue nos acompanhando e não esqueça de nos seguir nas redes sociais:

Instagram: @herreirajoias 

Facebook: Herreira Semijoias 

 

Compartilhamentos

Deixe um comentário

Compartilhamentos